segunda-feira, 12 de março de 2012

Técnicos do Ministério da Integração Nacional chegam ao Crato para avaliar situação do Canal do Rio Grangeiro




Deverá estar desembarcando nesta segunda-feira, conforme previsto, ao Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, uma missão do Ministério da Integração Nacional (MIN) que vem ao Crato vistoriar as obras do Canal do Rio Grangeiro. Após uma reunião às oito horas da manha desta terça-feira, dia 13, no gabinete do prefeito, os técnicos se dirigirão, acompanhados do chefe do executivo cratense, dos secretários municipais de infraestrutura, do desenvolvimento econômico e do meio ambiente e desenvolvimento urbano, até a Ponte da Bia, onde começará a vistoria e percorrerão toda a extensão do Rio até a Ponte da Vila São Bento. Eles estarão coletando todas as informações, fotografando e fazendo anotações que constarão em um relatório a ser levado a Brasília. Depois da visita, os técnicos do Ministério da Integração se reunirão com o engenheiro civil, Francisco Osny Enéias, que foi o responsável pelo laudo técnico que apontou várias irregularidades nas obras emergenciais.
Na quarta-feira dia 14, o prefeito do Crato, engenheiros da prefeitura e o deputado federal, Arnon Bezerra, estarão sendo recebidos na capital federal pelo ministro da Integração, Fernando Bezerra. Eles vão discutir meios para que o ministério destine recursos para execução das obras definitivas do Canal do Rio Grangeiro, inclusive seu alongamento e aprofundamento, incluindo construção das pontes e reposição de passarelas. Estima-se que esse projeto poderá ser orçado em R$ 60 milhões.
Não interessam mais a população do Crato obras paliativas. A Avenida José Alves de Figueiredo, por onde o Rio passa, está ameaçada de afundar literalmente, segundo disse o arquiteto Hildo Morais. Alguns prédios que ficam às margens do canal já apresentam rachaduras e seus proprietários clamam por providências urgentes, sob pena de serem vítimas de uma tragédia. A preocupação maior da população é com os pedaços dos gabiões que se desprenderam das paredes do canal e estão jogados no leito do Rio junto com galhos de arvores e troncos trazidos pela enchente da semana passada. Com uma chuva maior, as águas não encontrarão espaços para escoarem e o resultado será o transbordamento do canal e o alagamento nas ruas e Avenidas.


Nenhum comentário: